VISITANTE

***BEM VINDO AO BLOG (vigqrv.blogspot.com) NELE VOCÊ ENCONTRARÁ DIVERSAS INFORMAÇÕES ÚTEIS***

...BOA NAVEGAÇÃO....

domingo, 5 de setembro de 2010

Coletes balísticos.

 Os coletes balísticos são de usos individuais e tem como sua principal função de proteger o usuário contra  disparos de armas de fogo (projéteis). Eles podem ser confeccionados dos seguintes materiais: Kevlar, Polietileno, Twaron, Aramida, NFT(New Fibers Technology) e tem sua venda controlada pelo Exército Brasileiro.Como parte da segurança pessoal são geralmente usados por militares, policiais e profissionais de segurança privada. Esse equipamento de proteção é classificado de acordo com o nível de proteção à se desejar:




Clique na imagem para ampliá-la.

                




  Em alguns países este ítem além de ser fundamental para uma guerra, tem cada vez mais investimentos em tecnologia tanto para proteção através de coletes balísticos quanto para o combate através de armamentos pois um ítem acompanha o outro, veja abaixo a evolução americana:


Clique na imagem para ampliá-la.

  Os coletes balísticos tem seu prazo de validade e acondicionamento ideal exigido de acordo com o seu fabricante, deve ser levado à sério pois trata-se de proteção à vida de seu usuário, mas infelizmente muitos não levam à sério em se tratando de amadores e até empresa especializadas em segurança, veja o exemplo abaixo desse sujeito levando o ítem na brincadeira:







Fonte:www.cbc.com.br
          www.fisicajp.net





17 comentários:

  1. gostaria de saber se na hora de almoço posso utilizar o colete na rua

    ResponderExcluir
  2. Respondendo à pergunta de acordo com a lei 7102 da Constituição Federal o vigilante deve apenas usar equipamentos de segurança e uniformes somente em serviço.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontrar a lei que fala da obrigatoriedade do colete Balístico, e que fale também do prazo para as empresas de segurança estarem com 100% dos seus postos com este epi.

    ResponderExcluir
  4. Luís,o colete balístico é obrigatório nos casos em que o vigilante trabalhe armado, e as empresas tem a obrigação de ceder o equipamento ao funcionário. Na Convenção Coletiva do sindicato de SP(SEEVISSP), diz na cláusula 19 e 27 ítem 5, tudo sobre obrigatoriedade de colete balístico segue o link: http://www.seevissp.org.br/Organica2010.pdf

    Espero ter ajudado!

    Abçs

    ResponderExcluir
  5. Richardson :Bom dia eu sou vigilante do Espirito Santo e gostaria de saber qual a lei que diz que e obrigatorio o uso do colete balistico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o colete balístico é obrigatório nos casos em que o vigilante trabalhe armado, e as empresas tem a obrigação de ceder o equipamento ao funcionário. Na Richardson, Convenção Coletiva do sindicato de SP(SEEVISSP), diz na cláusula 19 e 27 ítem 5, tudo sobre obrigatoriedade de colete balístico segue o link: http://www.seevissp.org.br/Organica2010.pdf

      Espero ter ajudado!

      Abçs

      Excluir
    2. o colete é um EPI alguns seguros não poagm idenização se não estiver fazendo o uso do EPI

      Excluir
  6. sou guarda municipal de marabá para,não foi fornecido colete balistico para os guardas, e quem compro ta sendo proibido de usar tem alguma lei que proiba usar o colete quando em serviço, meu mail e rodrigodiasbol@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinheiro, o colete balístico é obrigatório nos casos em que o vigilante trabalhe armado, e as empresas tem a obrigação de ceder o equipamento ao funcionário. Na Convenção Coletiva do sindicato de SP(SEEVISSP), diz na cláusula 19 e 27 ítem 5, tudo sobre obrigatoriedade de colete balístico segue o link: http://www.seevissp.org.br/Organica2010.pdf

      Espero ter ajudado!

      Abçs

      Excluir
  7. Coletes balisticos tem prazo de validade se tem qual o prazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a portaria n°18 e 19 de 2006 do Ministério da defesa os coletes balísticos por lei devem ter:I - A etiqueta do painel balístico, conterá os seguintes dados: :

      a) nome, logomarca e identificação do fabricante; b) nível de proteção do colete; c) alerta ao usuário para verificar o tipo de proteção fornecida pelo painel balístico; d) tamanho; e) data de fabricação; f) número de lote; g) designação de modelo ou estilo que identifique e diferencie o painel para os fins a que foi fabricado; h) expressão “superfície de impacto” ou “superfície vestida”; i) instruções de manuseio para o material balístico; j) para os tipos I a III-A, a identificação deve ser impressa em caracteres 1.5 vezes maior que os caracteres do resto da etiqueta, informando que o colete não foi projetado para proteger o usuário de fogo de armas longas, e se for o caso, que o colete não foi projetado para proteger o usuário de instrumentos perfurocortantes; (Fl 5 de 9 das Normas Reguladoras da Avaliação Técnica, Fabricação, Aquisição, Importação e Destruição de Coletes à Prova de Balas) l) certificado de concordância com a “NIJ” Standard 0101.04; e m) validade.:
      Portanto a resposta tem que estar em seu próprio colete balístico pois depende de fabricante para fabricante.

      Abrçs

      Excluir
  8. qual a data de validade de colete balistico para segurança patrimonial

    ResponderExcluir
  9. Um colete pode ser repassado considerado material de carga? No posto em que trabalho, somos 4 ao todo. É legal todos usarmos o mesmo colete, mesmo cada um tendo sua capa?

    ResponderExcluir
  10. Todo material fornecido pela empresa ou pertencente ao posto de serviço (cliente) no qual é disponibilizado para uso em serviço é considerado material de carga. O refil do colete balístico é um material de carga, já a sua utilização dividindo entre os companheiros de serviço de outros plantões não é ilegal, a lei diz que o vigilante tem que utilizar o colete disponibilizado pelo empregador,já no seu caso não há nada de ilegal e os vigilantes tem a capa do colete.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. sou vigilante patrimonial a empresa fornece um tipo de colete balístico,mas eu posso por minha segurança comprar outro tipo de colete tipo 3 para meu uso de trabalho dentro da empresa obrigado.

    ResponderExcluir
  12. O refil do colete não seria o próprio colete??? A capa é somente para acondicionar as placas do balístico, sendo assim o colete não é um EPI, pq se fosse não seria de uso coletivo, a vdd é que ao criarem a lei pensaram somente nas empresas, quando usamos o colete durante todo o expediente sobre um sol escaldante é impossível o profissional não suar, e assim tem que passar as placas todas molhadas ao companheiro que vem fazer rendição ao final do expediente... EPI é equipamento de proteção individual e não coletiva.

    ResponderExcluir
  13. Qual o nível exirgido de coletes para vigilantes

    ResponderExcluir