VISITANTE

***BEM VINDO AO BLOG (vigqrv.blogspot.com) NELE VOCÊ ENCONTRARÁ DIVERSAS INFORMAÇÕES ÚTEIS***

...BOA NAVEGAÇÃO....

sábado, 25 de setembro de 2010

Arma de eletrochoque "TASER".


    Taser teve seu primeiro projeto desenvolvido em 1969, nos Estados Unidos, pelo pesquisador Jack Cover da NASA, ela é uma arma de eletrochoque que usa corrente elétrica para interromper o controle voluntário dos músculos. O seu fabricante, Taser International, chama de "efeitosneuromusculares" a  incapacidade de dispositivos  e"mecanismos" Electro-Muscular Perturbação (EMD). "Alguém atingido por uma Taser tem a experiências de estimulação de seus nervos sensoriais e  nervos motores, resultando em fortes contrações musculares involuntárias.  No presente momento , existem dois modelos especiais para polícia , a M26 e X26. Ambos vêm com vários acessórios, incluindo uma mira laser e opcionais montados câmera de vídeo digital que pode gravar em situações de pouca luz. A Taser International  também comercializa um modelo civil chamado C2. Em 27 de julho de 2009, introduziu o Taser, capaz de imobilizar 3 (três) pessoas sem recarregar.
    As Tasers foram introduzidos como armas menos letais para ser usado pela polícia para imobilizar fugitivos, meliante ou sujeitos perigosos. As Nações Unidas estão preocupados que o uso das armas Taser pode atingir tortura, e a Anistia Internacional relatou casos em que eles acreditam que seu uso foi de "desumano, cruel ou degradante, que é absolutamente proibida pelo direito internacional".



  No Brasil o uso e posse de armas de choque são proibidos para civis. A polícia avaliou o uso de tasers para fins de aplicação da-lei, mas decidiu não adotar o sistema.De acordo com a interpretação anterior da Lei de Armas de Fogo, tasers foram considerados "armas proibidas" e poderia ser usado apenas por membros de agências de aplicação da lei-depois que foram importados para o país ao abrigo de uma autorização especial. A posse de armas restritas deve ser licenciado pelo Royal Canadian Mounted Police (RCMP) Canadian Firearms Programa à menos que sejam isentos por lei.




   Já em  Julho de 2009 através do jornal O Globo recebemos a notícia que “A Polícia Federal regulamentou, via portaria, o uso de armas não-letais para os cerca de 410 mil seguranças particulares de todo o país. A categoria tem quase o mesmo contingente de policiais militares, 411 mil, segundo o Ministério da Justiça. Os seguranças estão liberados a usar este tipo de armamento desde 2007, mas, agora, segundo portaria do dia 25 de junho, terão de fazer um curso específico.
A portaria determina ainda que só os vigilantes que trabalham em bancos, fazem transporte de valores ou escolta armada de caminhões de carga podem usar armas de calibres 32 e 38. Mas todos vão poder agora usar armas não letais, antes exclusivas da polícia e guardas municipais, entre elas o spray de pimenta, as algemas e a pistola de choque. Todo esse material só entra no Brasil com autorização do Exército e o uso é fiscalizado pela Polícia Federal.
A pistola de choque, por exemplo, usa uma munição com alcance de até dez metros.
- Nesse disparo saem dois feixes, que paralisam os músculos voluntários. Os involuntários, coração, pulmão, que causam morte, a arma não para – explica o empresário Flávio Sandrini.
Além do curso de formação, que é obrigatório, os vigilantes vão ter que fazer também um curso específico.
- Isso para melhorar o treinamento dessas pessoas já que esse armamento não-letal é feito para não causar dano, mas deve ser bem utilizado para atingir essa finalidade – afirma o delegado da Polícia Federal Guilherme Lopes Madarena.”

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE UM VIGILANTE PATRIMONIAL PODE PORTAR UMA TASER EM SERVIÇO?

    ResponderExcluir
  2. aTRVÉS DO SITE ABAIXO VC PODE VER ASSUNTO SOBRE TAL, REGULAMENTAÇÃO.


    http://segurancaprivadadobrasil.wordpress.com/2009/07/09/policia-federal-regulamenta-armas-nao-letais-para-seguranca-privada-no-brasil/#comment-243

    ResponderExcluir
  3. taser x ponto 40 quem ganha?
    eu sou vigilante e não aprovei.

    ResponderExcluir