VISITANTE

***BEM VINDO AO BLOG (vigqrv.blogspot.com) NELE VOCÊ ENCONTRARÁ DIVERSAS INFORMAÇÕES ÚTEIS***

...BOA NAVEGAÇÃO....

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

História da Tonfa e utilização.

A tonfa é uma das muitas armas usadas no Kobujutsu, disciplina especializada no conhecimento, manejo e utilização de diversas armas. É interessante ressaltar que a técnica foi originalmente desenvolvida em Okinawa. Durante séculos foi proibido o uso de espadas, facas, lanças ou outras armas militares tradicionais. A população ficava indefesa frente a bandidos e os soldados opressores. A necessidade de autopreservação obrigou as camadas mais populares a desenvolver um sistema de defesa que utilizasse ferramentas agrícolas ou de pesca, como por exemplo: nunchaku (duplo bastão articulado), a kama (foice), bo (bastão longo), eiku (remo) e a tonfa (bastão com empunhadura). Outro ponto interessante é que Okinawa também foi o berço de um dos sistemas de defesa pessoal desarmada mais populares da história – o Karatê.
Sua utilização original é controversa, porém, existem referências que era utilizada para triturar grãos ou para ceifar o arroz. As técnicas eram muitas vezes sistematizadas e passadas através de movimentos encadeados, chamados Katas. 

Após o final da 2ª guerra mundial, muitos mestres de artes marciais migraram para os EUA, onde passaram a divulgar suas milenares e diferenciadas técnicas orientais. Contudo, passaram-se muitos anos até que a Tonfa finalmente ganhasse a admiração dos norte-americanos, acabando por ganhar um novo nome, um novo manete e, devido à avançada tecnologia daquele país, um material mais resistente do que a madeira.
     Os estadunidenses passaram então a admirar a Tonfa e suas múltiplas utilizações. Desse modo, eles deixaram de lado o cassetete, termo que designa o instrumento cuja denominação original é casse-tête (vocábulo de origem francesa), aperfeiçoaram o manete – o qual era liso – e confeccionaram a Tonfa em materiais sintéticos de alta resistência mecânica como, por exemplo – e principalmente – a fibra de carbono. Assim, em 1970, a Tonfa passou a ser conhecida nos EUA, recebendo finalmente naquele país ocidental o nome carinhoso de Monadnock sob qual a Tonfa efetuou, pelas mãos de norte-americanos, seus primeiros passos para o mundo da Segurança, sendo eles então os primeiros a utiliza-la com tal intuito.  As técnicas permaneceram desconhecidas e com poucas mudanças até 1971, quando Lon Anderson adaptou técnicas com tonfa para trabalho policial. A tonfa pode ser trabalhada individualmente ou em pares, porém, para o trabalho policial foram desenvolvidas técnicas apenas para uma tonfa.
Nos anos 80, a Tonfa passou também a ser divulgada em alguns paises da Europa, tais como Inglaterra, Alemanha, Dinamarca e França, sendo este último o país que mais levou a sério o assunto: tratou a Tonfa como arma, instituiu leis para a sua utilização e criou até um porte.
Ao vir para o Brasil (o que aconteceu somente em 1985), a Tonfa teve que ser adaptada aos padrões de altura dos brasileiros já que, na época, não existiam Tonfas de fabricação nacional. As Tonfas importadas tinham proporções muitas maiores do que as atualmente aqui fabricadas, medindo 80 centímetros de comprimento.
    A estatura média do norte-americano é muito maior do que a do brasileiro padrão. Para ficar adequada ao manuseio, ela deve ser alongados oito centímetros mais, em seu comprimento, em relação ao cotovelo do portador. A Tonfa norte-americana, por sua vez, impossibilita alguns movimentos para os brasileiros. Após a adequação por nós efetuada, ela passou a ter aproximadamente 58 centímetros, sendo 13 de uma extremidade ao manete, e 41 centímetros do manete à outra extremidade.
    Historicamente, o primeiro estudo de emprego da Tonfa no Brasil foi encomendado para a FEPASA, porém não tendo à época grande apreciação da diretoria daquele órgão. Contudo, logo depois o Metrô de São Paulo passou a utiliza-la, seguindo por alguns outros usuários, como, por exemplo, empresas voltadas ao mercado de segurança Privada e também por Policiais Militares de todo o Brasil.


FONTE:UTILIZAÇÃO DA TONFA PELO OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR EM EVENTOS ESPECIAIS: O CMT DE PATRULHA TAMBÉM DEVE PORTAR A TONFA? por:ALDEN JOSÉ LÁZARO DA SILVA e ALDENOR SILVA FILHO.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário