VISITANTE

***BEM VINDO AO BLOG (vigqrv.blogspot.com) NELE VOCÊ ENCONTRARÁ DIVERSAS INFORMAÇÕES ÚTEIS***

...BOA NAVEGAÇÃO....

sábado, 25 de setembro de 2010

HUMOR: CASA DO VIGILANTE

Arma de eletrochoque "TASER".


    Taser teve seu primeiro projeto desenvolvido em 1969, nos Estados Unidos, pelo pesquisador Jack Cover da NASA, ela é uma arma de eletrochoque que usa corrente elétrica para interromper o controle voluntário dos músculos. O seu fabricante, Taser International, chama de "efeitosneuromusculares" a  incapacidade de dispositivos  e"mecanismos" Electro-Muscular Perturbação (EMD). "Alguém atingido por uma Taser tem a experiências de estimulação de seus nervos sensoriais e  nervos motores, resultando em fortes contrações musculares involuntárias.  No presente momento , existem dois modelos especiais para polícia , a M26 e X26. Ambos vêm com vários acessórios, incluindo uma mira laser e opcionais montados câmera de vídeo digital que pode gravar em situações de pouca luz. A Taser International  também comercializa um modelo civil chamado C2. Em 27 de julho de 2009, introduziu o Taser, capaz de imobilizar 3 (três) pessoas sem recarregar.
    As Tasers foram introduzidos como armas menos letais para ser usado pela polícia para imobilizar fugitivos, meliante ou sujeitos perigosos. As Nações Unidas estão preocupados que o uso das armas Taser pode atingir tortura, e a Anistia Internacional relatou casos em que eles acreditam que seu uso foi de "desumano, cruel ou degradante, que é absolutamente proibida pelo direito internacional".



  No Brasil o uso e posse de armas de choque são proibidos para civis. A polícia avaliou o uso de tasers para fins de aplicação da-lei, mas decidiu não adotar o sistema.De acordo com a interpretação anterior da Lei de Armas de Fogo, tasers foram considerados "armas proibidas" e poderia ser usado apenas por membros de agências de aplicação da lei-depois que foram importados para o país ao abrigo de uma autorização especial. A posse de armas restritas deve ser licenciado pelo Royal Canadian Mounted Police (RCMP) Canadian Firearms Programa à menos que sejam isentos por lei.




   Já em  Julho de 2009 através do jornal O Globo recebemos a notícia que “A Polícia Federal regulamentou, via portaria, o uso de armas não-letais para os cerca de 410 mil seguranças particulares de todo o país. A categoria tem quase o mesmo contingente de policiais militares, 411 mil, segundo o Ministério da Justiça. Os seguranças estão liberados a usar este tipo de armamento desde 2007, mas, agora, segundo portaria do dia 25 de junho, terão de fazer um curso específico.
A portaria determina ainda que só os vigilantes que trabalham em bancos, fazem transporte de valores ou escolta armada de caminhões de carga podem usar armas de calibres 32 e 38. Mas todos vão poder agora usar armas não letais, antes exclusivas da polícia e guardas municipais, entre elas o spray de pimenta, as algemas e a pistola de choque. Todo esse material só entra no Brasil com autorização do Exército e o uso é fiscalizado pela Polícia Federal.
A pistola de choque, por exemplo, usa uma munição com alcance de até dez metros.
- Nesse disparo saem dois feixes, que paralisam os músculos voluntários. Os involuntários, coração, pulmão, que causam morte, a arma não para – explica o empresário Flávio Sandrini.
Além do curso de formação, que é obrigatório, os vigilantes vão ter que fazer também um curso específico.
- Isso para melhorar o treinamento dessas pessoas já que esse armamento não-letal é feito para não causar dano, mas deve ser bem utilizado para atingir essa finalidade – afirma o delegado da Polícia Federal Guilherme Lopes Madarena.”

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

História da Tonfa e utilização.

A tonfa é uma das muitas armas usadas no Kobujutsu, disciplina especializada no conhecimento, manejo e utilização de diversas armas. É interessante ressaltar que a técnica foi originalmente desenvolvida em Okinawa. Durante séculos foi proibido o uso de espadas, facas, lanças ou outras armas militares tradicionais. A população ficava indefesa frente a bandidos e os soldados opressores. A necessidade de autopreservação obrigou as camadas mais populares a desenvolver um sistema de defesa que utilizasse ferramentas agrícolas ou de pesca, como por exemplo: nunchaku (duplo bastão articulado), a kama (foice), bo (bastão longo), eiku (remo) e a tonfa (bastão com empunhadura). Outro ponto interessante é que Okinawa também foi o berço de um dos sistemas de defesa pessoal desarmada mais populares da história – o Karatê.
Sua utilização original é controversa, porém, existem referências que era utilizada para triturar grãos ou para ceifar o arroz. As técnicas eram muitas vezes sistematizadas e passadas através de movimentos encadeados, chamados Katas. 

Após o final da 2ª guerra mundial, muitos mestres de artes marciais migraram para os EUA, onde passaram a divulgar suas milenares e diferenciadas técnicas orientais. Contudo, passaram-se muitos anos até que a Tonfa finalmente ganhasse a admiração dos norte-americanos, acabando por ganhar um novo nome, um novo manete e, devido à avançada tecnologia daquele país, um material mais resistente do que a madeira.
     Os estadunidenses passaram então a admirar a Tonfa e suas múltiplas utilizações. Desse modo, eles deixaram de lado o cassetete, termo que designa o instrumento cuja denominação original é casse-tête (vocábulo de origem francesa), aperfeiçoaram o manete – o qual era liso – e confeccionaram a Tonfa em materiais sintéticos de alta resistência mecânica como, por exemplo – e principalmente – a fibra de carbono. Assim, em 1970, a Tonfa passou a ser conhecida nos EUA, recebendo finalmente naquele país ocidental o nome carinhoso de Monadnock sob qual a Tonfa efetuou, pelas mãos de norte-americanos, seus primeiros passos para o mundo da Segurança, sendo eles então os primeiros a utiliza-la com tal intuito.  As técnicas permaneceram desconhecidas e com poucas mudanças até 1971, quando Lon Anderson adaptou técnicas com tonfa para trabalho policial. A tonfa pode ser trabalhada individualmente ou em pares, porém, para o trabalho policial foram desenvolvidas técnicas apenas para uma tonfa.
Nos anos 80, a Tonfa passou também a ser divulgada em alguns paises da Europa, tais como Inglaterra, Alemanha, Dinamarca e França, sendo este último o país que mais levou a sério o assunto: tratou a Tonfa como arma, instituiu leis para a sua utilização e criou até um porte.
Ao vir para o Brasil (o que aconteceu somente em 1985), a Tonfa teve que ser adaptada aos padrões de altura dos brasileiros já que, na época, não existiam Tonfas de fabricação nacional. As Tonfas importadas tinham proporções muitas maiores do que as atualmente aqui fabricadas, medindo 80 centímetros de comprimento.
    A estatura média do norte-americano é muito maior do que a do brasileiro padrão. Para ficar adequada ao manuseio, ela deve ser alongados oito centímetros mais, em seu comprimento, em relação ao cotovelo do portador. A Tonfa norte-americana, por sua vez, impossibilita alguns movimentos para os brasileiros. Após a adequação por nós efetuada, ela passou a ter aproximadamente 58 centímetros, sendo 13 de uma extremidade ao manete, e 41 centímetros do manete à outra extremidade.
    Historicamente, o primeiro estudo de emprego da Tonfa no Brasil foi encomendado para a FEPASA, porém não tendo à época grande apreciação da diretoria daquele órgão. Contudo, logo depois o Metrô de São Paulo passou a utiliza-la, seguindo por alguns outros usuários, como, por exemplo, empresas voltadas ao mercado de segurança Privada e também por Policiais Militares de todo o Brasil.


FONTE:UTILIZAÇÃO DA TONFA PELO OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR EM EVENTOS ESPECIAIS: O CMT DE PATRULHA TAMBÉM DEVE PORTAR A TONFA? por:ALDEN JOSÉ LÁZARO DA SILVA e ALDENOR SILVA FILHO.
 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vigilantes poderão ter direito a porte de arma fora do expediente


  A Câmara analisa o Projeto de Lei 4340 /08, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que isenta os vigilantes que comprarem arma para uso particular do pagamento da taxa de porte. A proposta acrescenta a medida ao Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), que determina que as armas utilizadas por esses profissionais são de propriedade, responsabilidade e guarda das empresas onde trabalham. Atualmente, de acordo com o estatuto, essas armas só podem ser utilizadas em serviço.
  A isenção, segundo o projeto, valerá para os vigilantes das empresas de segurança privada e de transporte de valores que comprovarem que já utilizam arma de fogo em serviço.
  O estatuto, em sua redação atual, não isenta os vigilantes do pagamento de nenhuma taxa. De acordo com as regras vigentes, são isentos os integrantes das Forças Armadas, das polícias e dos copos de bombeiros militares, entre outras categorias.
  Onyx Lorenzoni argumenta que os vigilantes possuem treinamento e, portanto, capacidade para portar arma. "Apesar disso, retornam a seus lares sem o instrumento que lhes garante a segurança necessária", afirma.
  Tramitação
  O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Autor: Agência Câmara
Extraído de: Câmara dos Deputados  -  21 de Janeiro de 2009

domingo, 12 de setembro de 2010

Cursos Superiores










    Para quem sonha em fazer uma faculdade, existem uma infinidade e com preços até acessíveis, e na área de segurança não poderia faltar, pesquisamos algumas faculdades na região Sudeste do país com cursos de Gestão em Segurança que pode ser uma opção para quem já está na área de Segurança, claro que é uma a área  ampla com diversos cargos superiores devido à hierarquia que compõem as empresas não só de segurança, mas também como as empresas privadas, públicas e porque não, até a Segurança Pública. Segue abaixo algumas universidades com cursos de Gestão em segurança Privada e pública no Sudeste do Brasil:



  • Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH
  • Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG
  • Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte
  • Centro Universitário Vila Velha – UVV
  • Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtato
  • Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB
  • Centro Universitário do Triângulo - UNITRI
  • Escola superior Dom Helder Câmera
  • Faculdade de Tecnologia - FATEP - Rio Claro
  • Faculdade Integração - Zona Oeste - FISO
  • Faculdade de Administração da Serra - Novo Milênio
  • Faculdade Comunitária de Campinas – FAC
  • Faculdade Impacta da Tecnologia - SP
  • Faculdade de Ciências e Letras - Academia de Ensino
  • Faculdade Politécnica de Jundiaí - FPJ
  • Faculdade Taboão da Serra - FTS
  • Faculdade de Tecnologia de São Paulo -  FATEC
  • Faculdade Impacta da Tecnologia - SP
  • Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
  • Faculdade Anhanguera – FPJ
  • Universidade Gama Filho - UGF
  • Universidade Estácio de Sá – UNESA
  • Faculdades SENAC - RJ
  • Universidade Anhembi Morumbi - UAM
  • Universidade Bandeirantes de São Paulo - Uniban
  • Universidade Cidade de São Paulo - Unicid
  • Universidade Paulista - UNIP
  • Universidade de Santo André 
  • Universidade FUMEC -  MG 
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Universidade Federal do Espírito Santo -  UFES
  • Universidade de Risco Empresarial – Brasiliano & Associados URE / FECAP
  • Universidade de Santo Amaro - UNISA

Fonte: site : www.abgs.org.br